RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, NOÇÃO POR FAVOR!

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, NOÇÃO POR FAVOR!

Recrutamento e seleção, até quando o desrespeito?!

Que o país está em crise e as oportunidades estão cada vez mais disputadas, já sabemos. Mas pouco se ouve sobre os abusos, má gestão e ineficiência dos processos seletivos que tem a cara do “ jeitinho brasileiro”.

1° Vagas abertas que são fechadas – Sabe quando você faz várias etapas de entrevistas em vão? Conheço muitos casos assim, pessoas que se dedicaram e no final foram informadas, muitas vezes por E-MAIL, que a vaga foi cancelada. Tem mais, conheço o grupo dos contratados que estavam performando muito bem e foram desligados pouco tempo depois porque o departamento foi enxugado. PLANEJAMENTO PRA QUE NÉ?!

2° Abordagem do primeiro contato sem informação precisa – Sabe quando a pessoa te liga e não sabe informar nada sobre a própria vaga que oferece? Se os RH´s diretos tem esse tipo de postura, não me admira nada que as consultorias façam o mesmo e ainda justifiquem sua falta comunicação assertiva. A sensação que eu tenho é que o CONVITE para entrevista passou a ser quase um favor. ENTREVISTA DE EMPREGO OU BLIND DATE?

3° Selecionador despreparado – Sabe quando a pessoa que deveria ser capaz de reconhecer talentos e habilidades não faz a menor idéia do que está fazendo? Recrutador lendo cartilhas na cara dura, dinâmicas desconexas, falta de informação e candidatos executivos de alta gestão sendo entrevistados por estagiários, isso acontece! INEFICIÊNCIA OU PIADA?

4° Função surpresa – Sabe quando a empresa inventa um nome novo para uma função e não te explica direito? TCHARAM: A idéia é fazer você sair de casa, gastar tempo e dinheiro para ser entrevistado para uma vaga muito inferior à sua expertise e ainda manter o sorrisão, afinal a empresa te chamou para essa grande oportunidade! Curioso hein, está faltando leitura prévia do currículo ou noção do que é over qualified?! SEM MAIS COMENTÁRIOS, NÉ?

5° Deslocamento desnecessário – Sabe quando você está sem grana e ainda tem que ficar se deslocando à toa? Empresas decidem fazer processos longos, cheios de fases, com muitas semanas de espera e ainda não fazem uma continha básica para o candidato. Pois é, em tempos de crise (principalmente nas primeiras fases) não custa ter um pouco mais de bom senso. CADE O SKYPE PESSOAL?

6° O feedback que nunca vem – Sabe quando o recrutador diz que vai te ligar até o dia “X” e não liga?! Recursos HUMANOS se esquecendo de ser humano?! Por trás de um profissional, há vida, planos e sonhos. Estamos falando de pais, mães e arrimo de famílias. FEEDBACK NÃO DEVERIA SER O MÍNIMO???

7° Cadastros intermináveis – Sabe quando você clica num link para mandar seu currículo e ele te joga em um outro site que faz você preencher tudo de novo? Que grande motivação para iniciar uma candidatura hein! Queridos recrutadores, o tempo do desempregado (ou melhor, do profissional em busca de recolocação) poderia ser bem melhor investido. Falando em investimento… QUE TAL USAR SITES GRATUITOS PARA SELECIONAR, HEIN!?

8° Barganha com salário – Sabe quando a pessoa te pergunta sua pretensão salarial e seu último salário, mas diz não poder dizer o da vaga que está te propondo? Fico refletindo que tipo de CONVITE é esse para uma seleção. Voltamos a era da escravidão por acaso? Trabalho precisa ser uma escolha boa para ambos. Parece que virou moda usar a “manga” do teto salarial – criada para não perder talentos por orçamento – de uma forma absurda e inescrupulosa! Custo a acreditar que há empresas se aproveitando da crise e do medo de desemprego para forçar contratações com baixos salários. É ESSA A CONTA?

SENHOR RECRUTADOR, UM DIA VOCÊ PRECISOU PASSAR POR TUDO ISSO, JÁ SE ESQUECEU COMO É ESTAR DO OUTRO LADO?

* Se identificou? COMPARTILHA, vamos falar sobre isso sim. Por que não?! * Fica a dica, no site https://www.lovemondays.com.br/ é possivel AVALIAR empresas e ter uma base salarial dos cargos, ok?!

by Ayumi Fernandes

This Post Has 2 Comments

  1. Sandra Farias

    Gostei muito de sua matéria, pois foi muito verdadeira. Quero pesquisar mais seus conteudos, pois esse site vale mesmo a pena tirar um tempo e ler mais.

    1. Ayumi

      Obrigada Sandra. Desejo sucesso.

      Um grande abraço,

      Ayumi.

Deixe uma resposta